O Método Djuntu é uma abordagem inovadora para a atribuição massiva de apoios, projetada para orientar, avaliar, selecionar e acompanhar iniciativas de Organizações da Sociedade Civil de forma integrada. Essa metodologia é especialmente direcionada para organizações menos experientes, sejam elas de base comunitária, formais (legalizadas) ou informais.

O Método Djuntu inclui manuais de procedimentos, ferramentas e exemplos adaptáveis a realidades específicas. Embora tenha sido inicialmente concebido para o desenvolvimento comunitário local, a metodologia e as suas ferramentas podem ser aplicadas em outras áreas, como projetos de empreendedorismo ou iniciativas de reforço institucional de organizações.

Uma das suas principais características é a capacitação de cidadãos individuais ou coletivos sem experiência prévia na formulação de projetos, implementação ou gestão de fundos. Esses cidadãos adquirem competências e conhecimentos para consguir apoios financeiros externos para resolver problemas específicos das suas comunidades, organizações ou necessidades individuais.

Participar no Método Djuntu é mais do que receber apoio: é uma experiência de capacitação pessoal e coletiva. Os membros dos coletivos que implementam as soluções também fortalecem as suas comunidades como um todo.

Os principais objetivos desta metodologia são:

  1. Reforçar a participação cidadã, empoderando indivíduos e coletivos para serem protagonistas na resolução dos seus próprios problemas.
  2. Fornecer ferramentas práticas às entidades implementadoras, facilitando a gestão eficiente de grandes volumes de apoios.

Com essa abordagem, o Método Djuntu não apenas soluciona desafios locais, mas também promove um processo transformador de autonomia e fortalecimento comunitário. Também tem impactos positivos nos mercados, sendo que os fundos se distribuem nos mercados locais e nas comunidades.

Ferramentas
Conteúdo multimédia
Estudos